quarta-feira, 16 de janeiro de 2013



THOT - Tehuti 
De Suméria à América do Sul  
Parte 1 



"O único que mostrou-se como o coração,
o que apresentou-se como a língua,
sob a aparência de Atoum, ele é muito antigo Ptah o
que atribuiu a vida a todos os deuses e aos seus gênios,
por este coração de quem o deus Hórus surge,
por esta língua de quem o deus Thot surge,
em Ptah ". Hermann Junker, Die Götterlehre von Memphis, Berlim.

***

I - O DEUS THOT 
Thot  é o deus  Ningishzidda  da Suméria, filho de Enki, ensinado por ele sobre os grandes segredos da vida.
Em particular, ele se envolveu nas pesquisas genéticas liderados por Enki para criar o homo sapiens e ofereceu seu DNA para o homem. Ele, pessoalmente, transmitido para Ninoursag / Ninmah que continha o. ME ea experiência adquirida de seu pai
se pode ver hoje representações de Thot, os cromossomos X em uma mão, a chave da vida, o Ankh em outro ou o caduceu.  (Capítulo I º, n º 2)
Na verdade, Thot é um curandeiro, ele restaura os mortos à vida, como Horus, neto de Marduk, que deve o seu renascimento para seu tio-avô Thoth. Thot, Djehouty ou ainda  Tehuti  em egípcio, é um particular deus, não só pela imensa sabedoria adquirida, mas também por sua fidelidade a si mesmo. Este "  Deus da Árvore da Vida  ", como apelidado pelos sumérios, nunca foi confundido com qualquer outro.Ele é e permanece Thot, em todo o egípcio civilização, deus da sabedoria, lunar deus com múltiplas habilidades mágicas, o deus da escrita. Escriba, mensageiro dos deuses, Thot é também um deus psicopompo.  Ele desce nesses "Mundos do abaixo" para ajudar  Osíris  durante a  pesagem das almas  (abaixo). Ele observa e relaciona os julgamentos feitos por Osíris no "mundo dos mortos". Osiris o considera como sagrada e comunica tudo para ele. Ele muitas vezes exige sua ajuda e seus conselhos.Depois disso, Thot novamente sai de "escuridão", ileso e sem nenhum problema. Tal é a força do psicopompo.




Ele também traz até à data todos os  decretos divinos  e ele arquivos los nos Anais Grande  (registros Akáshicos para os ocultistas) .
E assim Thot, o Ibis bela sagrado, vive durante o dia e à noite, com as pessoas vivas como com os mortos, e com sucesso oficia nas ciências ensinadas por seu pai.
Ele tem, com Maat, o raro privilégio de ficar ao lado do deus  Ra / Marduk  (seu irmão) em seu barco.(abaixo, Thot sob sua forma de macaco com AR, portador do disco solar).

Um Deus "inteiro", de alguma forma, para quem a figura  3  é dada frequentemente.
Mais tarde, como se diz nos livros, ele será, na Grécia,  Hermes Trismegisto  - o "Três Vezes Grande" ou ainda "Três Vezes poderoso ". Mas, ele é que já no Egito! "Djehouty aa aa, aa aa, aa aa  "," Thot Great Great Great ". Ele está abaixo, na frente de Seti 1, no templo de Abydos. Thoth casa  Seshat " este que escreve ",  a deusa egípcia da literatura, da escrita , da astronomia, da astrologia, da arquitetura e da matemática que suporta perfeitamente Thot em seu trabalho duro.




Se, uma vez que entendemos o símbolo do disco e do crescente da lua usada por Thot, ligada ao seu estado de lunar deus, à magia, aos poderes psíquicos, com a maestria de elementos, a escolha do Ibis pode parecer hermético para algumas pessoas.
Ibis O escolhido por Thot é o  ibis egípcio grande , com cabeça preta, que destruiu os répteis e que, por sua migração, anunciou para o povo do Egito, a ascensão do Nilo.
O Ibis destes antiga vezes era maior do que as garças que vemos hoje como seus descendentes. Mesmo mumificados, a altura da Ibises encontrados nas pirâmides e sepulturas é mais elevada do que a de aves nossos contemporâneos. Não confundir com o Ba Benu divina.

Se for superior, ele é representado "cor de ameixa" (roxo), ele realmente é preto e branco. Mas ele desapareceu totalmente do Egito, um encontra-lo, menor, no Iraque, alguns nascem em cativeiro na Europa.

As cores desta ave são extraordinariamente simbólico: o  branco  para o dia e à luz do dia, o  pretopara a noite e sua chamada "escuridão", de onde, no entanto, todas as manhãs o sol aparece ...
Além disso os egípcios acreditavam que o  bico muito longo de Thot / ibis, tinha o poder de buscar as almas , para penetrar nos corações, para desenterrar os grandes segredos enterrados. Uma vez mais tempo, a forma de seu bico evoca o crescente lunar. Mas Thot não é apenas "Ibis grande". Ele também é o  cynocephalus , o babuíno, o macaco do que o focinho alongado lembra a do cão:  Wer Hedj .


Hedj Wer ", o Great White" já aparece, nos Textos das Pirâmides, identificados a Thot. O macaco gosta muito do sol da manhã, ele abre as portas da  Duat , mundos egípcios de Abaixo, onde, no entanto, o sol penetra a prosseguir a sua jornada diária e perpétua. (Abaixo no barco de Ra, e com o olho de Horus, ambos os aspectos comuns de Thoth: o Ibis eo cynocephalus).

No entanto, embora Hedj Wer macaco "não copiar" o seu mestre.  Ele personifica-lo . É por isso que Hedj Wer é ao mesmo tempo inteligente e falante. Também brilhante, ele inspira aquele que inclinado sobre o papiro, escreve, ilumina, inicia.
Muitas vezes, para fazê-lo, ele está sentado em cima do ombro do escriba. Além disso, o babuíno mencionada fala. Ele não é investido por Thot? Na verdade, ele carrega em si todas as suas faculdades e Ptah sabe que eles são numerosos!
Mas tome nota: se Hedj Wer é falante, ele não é uma gralha sem julgamento adequado. Sua linguagem, a dos deuses, é entendida apenas por reis, líderes de grandes e alguns habilmente escolhidos a dedo estudiosos, porque  as palavras do macaco sagrado são secretos .

Palavras secretas que Thot "tornar-se" Hermes três vezes grande, vai revelar, dando origem ao hermetismo . ao hermetismo traz os grandes segredos do conhecimento egípcio, o poder da sua magia, a força de suas palavras, o poder de seus gestos , de modo particular. O Corpus Hermeticum foi passada por Hermes Trismegisto e não por Platon.
(Mas um teólogo protestante chamado Casaubon, que não suportava que o Corpus Hermeticum pode ensinar tal sabedoria, conseguiu fazer admitir, depois de lutar, que era de "revelação divina" no sentido cristão. Que significa, em termos simples, que este homem recusou-se que uma civilização com vários deuses pode gerar um potencial tão de inteligência, o gênio do conhecimento, e assim, devemos mais uma vez a um religioso, de ter cortado a Humanidade de suas raízes mais belas e mais profundo:. Egito e, assim, ter separado o hermetismo do país de Ptah).
Certamente, Thot está ligado à escrita. Ele escreve, ele arquivos, ele arbitra, ele compila. Sua esposa também Seshat evolui no mundo da escrita, do contato, do conhecimento.

Então, por evidência,  Thot é o mestre de hieróglifos. 
E, especialmente, que uma da Palavra. Ele concede a eloqüência. 
Ele possui o poder das palavras, a força da "Carne Verbo feito".
filho digno de Ptah, ele torna-se pouco a "pequena palavra criativa ". Certamente, ele é a "língua" de Ptah.
Não só  o mediador perfeito que arbitra  os conflitos intermináveis, como aquele que opôs Hórus de Seth, mas também, e sozinho,  Demiurgo.
"Língua de Ptah", "Coração de Ra" .
Certos textos do período ptolemaico confirmar esta ideia.
Além disso, no Livro dos Mortos, a súplica do falecido torna-se o de Thot, que fala por ele:
"Eu sou Thot, o escriba excelente, puro de mãos,
mestre da pureza, que afugenta o mal,
o escriba de Maat, cuja abominação é o mal,
de quem a corrida (o cálamo) protege o mestre do Universo, mestre de leis ", que faz o papel de falar",
que as palavras baseada ambos os bancos ".
(Fonte: Le dieu Thot et la parole - Youri Volokhine -
Revue de l'histoire des religiões - 2004 - Volume 221 - 2)

(Calamus: cana de corte afiado que é usado para a escrita)

Na verdade, vamos Thot associado, Grão-Mestre da Palavra, (e, portanto, da capacidade de conectar os seres entre eles), com  Mercúrio  e seu sinal.
Mercúrio, o mensageiro, o grande sinal comunicador, governa a Gemini, de contato, que ensina, transmite, fala e se comunica muito e em detalhes. (abaixo, Thot Psychopomp, que, na noite de dia e menos, escreve, rascunhos, transmite, ensina, fala). Em um túmulo de Tebas, encontramos gravado o texto de Nefersecherou:



"Eu sou Thot, o escriba de Maat, o escriba real, excelente em palavras divinas,
a partir do qual os juncos proteger o Mestre de todo o universo,
o legislador, "quem faz a palestra de papel". (fonte: Le dieu Thot et la liberdade condicional - Youri Volokhine -  Revue de l'histoire des religiões - 2004 - Volume 221 - 2)


Thot, como Enki, atravessou os tempos. Ele é  o guardião da Humanidade . Você se lembra, quando Thot / Ningishzidda foi sobre Nibiru para apresentar Adapa a seu avô real, o que Anu declarou para ele?

"Quanto a você, Ningishzidda,
para a Terra com Adapa você deve retornar
da humanidade civilizada ao lado de seu pai
para se tornar o professor! "
(Livro Perdido de Enki - p 179 -. Z. Sitchin - Bear and Co)

Esta noção de guardar, proteger e ensinar é claramente o objectivo confesso de Enki e seus descendentes, hoje mais do que nunca.
É interessante notar que, desde os primórdios do homo sapiens sapiens, a fortiori-sapiens,  os deuses , e os maiores,  estão diretamente envolvidos na educação dos homens, no campo  e na transmissão do conhecimento: Enki a si mesmo, Ninmah, Marduk, Dumuzi, Ninourta .... Thot e, naturalmente!

Thot era muito particularmente venerado em  Hermópolis  Magna.
Naturalmente os seus crentes, rapidamente atribuídas a ele as criações de Enki / Ptah: o tempo e as estações do ano, as constelações, a distribuição dos Céus, a invenção da escrita .... e com a bênção de Pai divino, sempre generoso e benevolente com seus filhos.
Em Hermópolis, Thoth foi nomeado o "Augusto" (que inspira admiração, respeito) e representava os poderes mentais de Ra. (Abaixo os vestígios da cidade de Hermópolis, Thot em macaco e sempre uma necrópole de Hermópolis).



Em seguida, ele foi reverenciado em  Memphis ., sagrada cidade de Ptah, onde era a língua de Ptah, que criou o mundo pela força de sua palavra Em Hermópolis como em Memphis, os crentes cantou ou recitou o  Hino a Thot:


"Salve tu,  Lua, Thoth,  Taurus em Hermópolis,  Quem vive em Herset,  Quem abre o castelo dos deuses,  que tem conhecimento dos segredos  e mantém suas expressões,  que sabe distinguir um discurso do homem,  o juiz de cada,
Deus com um olhar penetrante para o barco de milhões de anos, O mensageiro rápido da humanidade,
Quem sabe o homem de acordo com sua palavra, que faz aumentar a má ação contra o seu autor, que satisfaz Ra, que o eleva para o Senhor único e faz com que ele tenha conhecimento de todos os eventos.
Quando a terra embranquece,
Ele chama no céu,
Ele não negligenciar o relatório de amanhã ".


Nenhum comentário:

Postar um comentário